VEJA QUAIS ALIMENTOS SÃO REALMENTE BONS PARA SAÚDE BUCAL

Se há vilões da saúde bucal, também há agentes duplos: alimentos que parecem amigos dos dentes, mas não são
A boca é a porta de entrada do alimento no organismo.  Nossos dentes entram em contato direto com tudo que ingerimos. Que tal, além de avaliar os alimentos pelo seu valor nutricional, também considerar o efeito que eles causam nos dentes?  As dicas são simples de implementar, nada precisa ser excluído, basta tomar alguns cuidados.

Alimentos amigos dos dentes
Alguns alimentos são verdadeiros amigos dos dentes . Para a ortodontista Tamara Vilela (CRO-SP: 121.980), da Odontoclinic Vila Mariana, o leite e seus derivados como queijo e iogurte merecem destaque:  Quando tomamos vinho, uma bebida ácida e que contém muitos pigmentos, é ótimo comer queijo porque pode neutralizar o efeito da acidez e da pigmentação: é uma combinação gostosa e muito saudável".
Vale destacar que o cálcio também pode ser encontrado em outros alimentos como o tofu, a sardinha e a aveia.
Alimentos ricos em fibras como verduras de cor verde escura, cenoura e maçã  também merecem destaque na sua lista da feira. A maçã, em especial, ajuda a remover um pouco da placa que ser forma no dente resultante dos restos de outros alimentos.
Tamara apenas alerta para o consumo de alimentos saudáveis, mas muito duros, como castanhas, nozes e maçãs por pessoas que usam aparelhos ortodônticos: "Elas são contraindicadas porque há o risco de quebrar o aparelho".
"Parece, mas não é"
Há casos de alimentos considerados saudáveis mas que, quando olhados com atenção, não cumprem o que prometem.   
Tamara enumera alguns: "Os sucos ácidos, ou de frutas cítricas, não devem ser ingeridos diariamente porque causam desgaste ao esmalte dos dentes. Os sucos industrializados, do tipo néctar, também não são recomendados: ao olhar no rótulo, muitos têm como primeiro ingrediente água, açúcar e só depois a fruta. E eles são ricos em acidulantes, que servem para prolongar a validade do produto, mas também são ácidos".
O amido é uma substância que, quando ingerida, se converte em açúcar, observa Tamara. Ele está presente na farinha, no macarrão e nos salgadinhos. "O amido também é alimento para as bactérias que formam a cárie", alerta a  dentista.

Pelos seus dentes, consuma com moderação
Alimentos ácidos ou ricos em açúcar  são gostosos, mas devem ser consumidos com moderação. "Bebidas, como refrigerantes e café, ou alimentos ácidos abaixam o pH [escala que mensura o nível de acidez, neutralidade ou alcalinidade]  da boca, o que ajuda a desmineralizar o dente. Para diminuir esse efeito, beba água, lave ou enxague a boca e, se possível, escove os dentes, após meia hora", orienta Tamara. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo